Desenvolvimento Infantil

As nossas estrelas-guias: uma homenagem às avós

Um dia seu bebê nasceu, e finalmente você entendeu algo que sua mãe disse tantas vezes durante a gravidez: “filha, você está prestes a conhecer o maior amor do mundo”. Existem muitas formas de amar nessa vida, mas talvez nada se compare ao que uma mãe sente pelo filho.

Você olha aquele pedacinho de gente, e sente que precisa protegê-lo, nutri-lo, abraçá-lo. Mas como fazer isso, se você também é um ser que acabou de nascer? Pois no parto nasce um bebê, mas também nasce uma mãe.

Você ainda não sabe identificar o motivo do choro, não sabe se está frio, calor, se é cólica, se está com fome ou cansado. O coração transborda de amor, mas também de dúvidas. Você sente aquele serzinho deitado em seu peito, tão frágil, e sabe que precisa ser forte, mesmo se sentindo tão pequena.

E nessa hora, você a vê ao seu lado. Sua mãe. Como uma estrela-guia, num passe de mágica ela faz o choro parar, ao pegar seu filho no colo e cantar aquela canção que um dia ela cantou para você. Um som que, nessa hora você percebe, você conhece tão bem, porque nunca saiu do seu coração.

Com a mesma paciência que um dia ela teve para guiar seus primeiros passos, ela te ajuda a descobrir seu novo papel. Amamentar, trocar uma fralda, fazer o bebê dormir: tudo parece mais fácil quando ela mostra o caminho. E com um sorriso, ela te incentiva a seguir em frente, como um dia fez quando você morria de medo, parada no portão da escola: “vai, filha, pode ir! Vai dar tudo certo, e eu vou estar por perto se você precisar”.

É para ela que você liga com o coração aos pedaços, na primeira febre do seu filho. E é para ela também que você quer contar sobre a primeira comidinha, as primeiras palavras e passos. Afinal, quem mais nesse mundo entenderia a alegria que você está sentindo? E mais: quem se alegraria exatamente da mesma forma?

Quando você se torna mãe, realmente você descobre o maior amor do mundo. Mas o que não te falam é que você também entende o quanto foi amada. Como foi protegida, até que soubesse trilhar seu próprio caminho; o quanto foi incentivada, quando nem você acreditava no seu potencial.

E tudo isso, por ela. A pessoa que dedicou todo o amor que ela tinha a você. E que agora dedica a seu filho, só que sem as preocupações que uma mãe precisa ter. Um amor leve, seguro, maduro e experiente. Que acalma, que traz fé na vida: um amor de avó.

Um Feliz Dia das Avós para as mulheres mais importantes das nossas vidas. Obrigada por vocês existirem, e nos emprestarem a sua luz, para que um dia também possamos iluminar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo