Sono do bebê de 3 meses: como é e dicas para ajudar seu pequeno a dormir bem

Se você chegou aqui no nosso blog, provavelmente está procurando entender como funciona o sono do bebê de 3 meses, não é verdade? Essa é uma dúvida frequente de mães e pais de bebês com essa idade – afinal, tudo é novidade nos primeiros meses de vida do seu pequeno!
Será que o bebê já deveria estar dormindo a noite inteira? De quantas sonecas ele precisa? É normal acordar tanto? Neste post você entenderá tudo o que acontece nesse período, e o que realmente esperar do sono do bebê de 3 meses.
Fique conosco até o final, que tem dicas importantes para seu bebê dormir melhor nessa fase. Assim você conseguirá vivenciá-la com mais leveza e tranquilidade!
Como é o sono do bebê de 3 meses?
Aos 3 meses, seu bebê já não dorme mais como um recém-nascido. Seu sono começa a se organizar melhor, e o corpinho do pequeno percebe com mais facilidade as diferenças entre o dia e a noite. Isso porque o relógio biológico dele (o famoso ciclo circadiano) está mais desenvolvido, com a liberação de hormônios que regulam os ciclos de sono. Dessa forma, aos poucos, seu bebê vai entendendo que o período da noite é o momento de dormir por mais tempo (ufa! Era a boa notícia que você queria!).
Mas vamos com calma: é importante saber que o sono do bebê de 3 meses ainda é muito imaturo. Por isso, é natural que ele acorde alguma vezes durante a noite para mamar, ou ainda por outros desconfortos. Na maioria das famílias, bebês com essa idade não dormem a noite inteira sem acordar (e se isso acontece aí, está tudo bem, é normal!). Sabendo disso fica mais fácil ajustar as expectativas para essa fase, sem o sentimento de que há algo errado na sua casa (sabe o filho da sua amiga que dorme como um anjo? Pois é, ele é a exceção, e não a regra para essa idade!).
De quantas horas de sono um bebê de 3 meses precisa?
Em média, um bebê de 3 meses dorme de 14 a 17 horas por dia, considerando a soma do sono noturno e das sonecas diurnas. Mas essa é apenas uma estimativa, pois cada bebê é único e tem suas próprias características.
Caso seu filho durma uma hora a mais, ou a menos, do que a média, e mostra-se bem-disposto durante o dia, não é motivo para preocupações. Entretanto, se ele passa muito mais ou muito menos tempo dormindo, e sobretudo se há alguma desconfiança sobre seu desenvolvimento e bem-estar, é importante conversar com o pediatra a respeito disso.
Sono noturno
O sono noturno do bebê de 3 meses de vida costuma começar a se alongar. Alguns bebês já conseguem dormir um primeiro bloco de 4 a 6 horas seguidas, especialmente no início da noite (quando mamaram e se sentem bem alimentados).
Entretanto, isso não é uma regra. Depois desse primeiro ciclo mais longo, é comum que eles acordem a cada 2 ou 3 horas para mamar.
Sonecas durante o dia
O sono diurno ainda é muito necessário para seu filho. O bebê de 3 meses geralmente faz de 3 a 5 sonecas por dia, com duração que pode variar entre 30 minutos e 2 horas cada.
Se você sente que seu bebê tira cochilos curtinhos, fique tranquila: isso é comum nessa fase e tende a melhorar com o tempo, à medida que o sono vai amadurecendo. Com o avançar da idade, seu filho conseguirá se movimentar (e cansar!) mais, o que ajudará a criar sonecas mais compridas.
Sinais de sono: fique de olho!
Um dos segredos para melhorar o sono do bebê de 3 meses é observar os sinais de sono. Bebês que dormem no ponto certo costumam descansar mais, tanto de dia quanto à noite.
Por isso, fique atenta aos seguintes sinais (e quando notar que seu bebê está começando a ficar cansado, prepare-o para dormir em seguida):
- Seu bebê começou a bocejar
- Está esfregando os olhinhos
- Ficou mais quietinho ou, ao contrário, mais irritado
- Olhar perdido, evitando contato visual
- Chorinho manhoso
Dicas práticas para melhorar o sono do bebê de 3 meses
Quer ajudar seu bebê a dormir melhor? Confira algumas estratégias simples que podem fazer muita diferença:
Crie uma rotina previsível
Mesmo que simples, uma rotina com banho, massagem, luz mais baixa e um ambiente calmo ajuda muito o bebê a entender que a noite chegou. Insista na rotina, mesmo que durante as primeiras semanas ela pareça não fazer efeito. Fazendo a mesma sequência de atividades no fim do dia, por pelo menos um mês, você notará a diferença!
Diferencie o dia da noite
Durante o dia, mantenha seu bebê em um ambiente claro, fale com ele normalmente e deixe que ele faça parte do movimento da casa (o entra e sai de pessoas, as brincadeiras dos irmãos, o barulho dos eletrodomésticos – tudo isso faz parte). Isso o ajudará a entender que esses são momentos para estar mais ativo.
Já nas horas de soneca e sobretudo à noite, diminua as luzes, fale baixinho e evite grandes estímulos. Diminuir o ritmo ao redor dele por pelo menos 30 minutos antes do sono evita que ele relute para dormir.
Atenção ao tempo acordado
Nessa fase, bebês costumam tolerar cerca 1 hora a 1 hora e meia acordados, entre um sono e outro. Se os intervalos do seu filho forem muito maiores, ele poderá ficar superestimulado: seu corpinho liberará mais cortisol, e ele dormirá com menos facilidade. Evitar os picos de liberação desse hormônio, permitindo que seu bebê faça sonecas de tempos em tempos, faz com que ele fique menos irritado, chore menos e durma melhor (inclusive durante a madrugada).
Crie um ambiente propício ao sono
Quarto escuro, temperatura agradável (veja aqui a temperatura ideal do quarto do bebê) e conforto são grandes aliados do sono do bebê de 3 meses.
Como nessa fase não é recomendado que você use mantas e cobertores (que aumentam o risco da Síndrome da Morte Súbita, e que devem ser evitados até o primeiro aniversário do bebê, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria), a melhor maneira de deixar seu bebê sempre quentinho durante a noite é com o uso de sacos de dormir.
Na Casulo de Anjo, para essa idade, recomendamos o uso dos Casulos, que são seguros, confortáveis e evitam o superaquecimento do bebê (pelo recorte nas mangas, que permite a transpiração nas axilas). E você que é leitora do blog tem 5% e desconto em todo o site, usando o cupom CASULO5 (corre no site – clique aqui – e aproveite, por tempo limitado!).
Uma outra dica que ajuda muito é a utilização de ruídos brancos, que simulam os barulhos do interior do útero e acalmam o filhote (como ventilador ligado, aspirador de pó, secador de cabelos ou emitidos por aplicativos de celular). Invista nisso e veja como seu filho tende a dormir muito melhor!
Alimentação em dia
Quando seu bebê mama bem durante o dia, ele tende a esticar mais o sono noturno, sabia? Isso porque seu corpinho recebeu os nutrientes necessários para seu desenvolvimento naquele dia (do contrário, ele acordará mais vezes durante a noite para mamar).
Uma tática usada por muitas mães é caprichar bastante na última mamada, antes do sono noturno. Assim seu bebê poderá emendar várias horas até acordar novamente.
E se meu bebê não dormir bem?
Se seu bebê de 3 meses não dorme tão bem quanto você gostaria, respire fundo e pense que é apenas uma fase do desenvolvimento dele. O sono infantil é um processo em constante evolução e, aos poucos, vai se organizando.
Algo importante para se ter em mente nessa fase é que cada bebê tem seu tempo, e que não adianta comparar com outros bebês que você conhece. E, se você perceber que está muito sobrecarregada ou com dúvidas, vale buscar a orientação de um pediatra ou de um profissional especializado em sono infantil.
Se você gostou desse conteúdo sobre o sono do bebê de 3 meses, compartilhe com outras famílias que também estão vivendo essa fase!
Veja também:
Regressões de Sono no Primeiro Ano (e a famosa regressão dos 4 meses!)
Meu bebê acorda à noite. Será fome ou hábito?
O saco de dormir certo para cada fase do Primeiro Ano do Bebê