0 a 6 meses6 meses a 1 anoDesenvolvimento InfantilEnxoval do BebêRoupas e Acessórios

Inverno com bebês: 6 dicas para passar pelo frio sem problemas!

Muitas pessoas têm dificuldade com o inverno, não é mesmo? Baixas temperaturas, noites longas, pessoas concentradas em lugares fechados e vírus circulando por todos os lados podem realmente incomodar. E se você tem um bebê em casa, a preocupação pode ser ainda maior. Afinal, não é fácil passear com os pequenos no frio, e cuidar do bem-estar deles, para que não fiquem doentes, passa a ser uma grande prioridade.

Mas é possível passar por essa estação do ano de forma tranquila com bebês. E alguns cuidados facilitam muito esse processo, por isso nada melhor do que compartilhá-los com os leitores do nosso blog, não é mesmo? Fique conosco neste post, que tem muitas dicas bacanas para curtir o inverno numa boa com seu filho.

Prevenir é (muito!) melhor do que remediar

    Você já deve ter ouvido esse ditado popular, e, com um bebê em casa, ele faz ainda mais sentido! Evitar a exposição do pequeno a condições que podem deixá-lo doente é uma das melhores formas de passar pelo inverno sem problemas.

    Parece óbvio, não é mesmo? Mas será que você está se cuidando como deveria, para não pegar um resfriado? Está cuidando de sua imunidade? Quando você e os cuidadores próximos estão saudáveis, isso reduz em muito as chances de seu bebê pegar um vírus que pode causar uma complicação.

    Evite levar o bebê a lugares fechados com grandes aglomerações, ou mesmo em reuniões familiares em que você sabe que tem alguém doente. Melhor passar por uma mãe ou pai chatos, do que ganhar de presente uma bronquiolite, que é bastante comum nessa época do ano – e responsável por um grande número de internações.

    Manter as vias respiratórias do seu bebê sempre hidratadas com um pouquinho de soro fisiológico também é um hábito que ajuda a prevenir infecções e alergias respiratórias. E, se você ficar doente, não abra mão da máscara quando estiver próxima a seu filho.

    Banhos rápidos e com ambiente controlado

    Evitar choques de temperatura é um dos cuidados mais importantes para diminuir as chances de problemas respiratórios no inverno. Por isso a hora do banho merece um cuidado especial, já que seu filho pode passar frio com a retirada das roupinhas.

    Para evitar isso, feche todas as janelas e evite correntes de ar no local. Se você costuma dar o banho dentro do banheiro, ligue o chuveiro alguns minutos antes, para que o vapor crie um ambiente mais quente. É possível também utilizar alguns pequenos aquecedores elétricos para climatizar o ambiente, lembrando que eles não devem ser usados por períodos muito longos, para não ressecar o ar.

    Programe o banho para os horários mais quentes do dia (por volta das 15h) e seja breve durante o banho. Se seu filho se distrai muito com os brinquedos, é melhor deixá-los de lado nessa hora, e fazer um momento posterior com eles, já com o filhote bem seco e vestido.

    A temperatura do quarto do bebê

    Em locais frios, onde a temperatura cai muito durante a noite, pode ser necessário aquecer o quarto do bebê. Se você utilizar aquecedores, prefira aqueles com sistema a óleo, que ressecam menos o ambiente do que os elétricos. Ou invista em um ar condicionado quente/frio, que poderá ser usado também em dias muito quentes.

    Em todos os casos, recomenda-se evitar o ressecamento do ar, que pode facilitar o surgimento de infecções e alergias. Isso pode ser feito com o uso de umidificadores de forma equilibrada, já que umidade em excesso também não faz bem (e pode favorecer o aparecimento de fungos no quarto). Uma receita antiga que sempre dá certo é utilizar uma bacia cheia de água ou uma toalha molhada no ambiente (mas nunca dentro ou pendurada no berço). Assim o ar fica úmido na medida certa, e o quarto quentinho.

    Veja aqui nosso post sobre a temperatura ideal para o quarto do bebê.

    Um outro cuidado importante é evitar as mantas e cobertores até o primeiro aniversário do bebê, como recomendam a Academia Americana de Pediatria, e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Isso porque eles aumentam o risco de sufocamento nessa fase, e não são seguros para o interior do berço. Para que seu bebê não passe frio, o ideal é utilizar os sacos de dormir, que, além de seguros, são mais eficientes em manter bebês (que costumam se movimentar bastante à noite!) sempre aquecidos.

    Nutrição e hidratação em dia

    Seu bebê ainda mama no peito? Que ótimo! Dessa forma ele recebe os anticorpos produzidos pelo corpo da mãe, além de toda a nutrição e hidratação necessárias até os 6 meses de vida.

    Para os bebês maiores, que já chegaram à fase da introdução alimentar, vale reforçar a oferta de líquidos. Como no frio geralmente sentimos menos sede, é comum ingerirmos menos água, e também a oferecermos em menor quantidade aos nossos filhos. Ficando de olho nesse detalhe, você garante que o corpinho dele fique sempre hidratado, e menos susceptível às infecções e alergias.

    Ofereça também ao seu bebê que já é grandinho alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas (laranja, limão), acerola, morango e kiwi. E vegetais verde-escuros, como o brócolis, a couve e o espinafre, que reforçam o sistema imunológico.

    De olho no horário do passeio

    Prefira fazer os passeios, durante o inverno, nas horas mais quentes do dia. Isso permite que você continue passeando em locais arejados, que seu bebê pegue um pouco de sol, sem estar exposto ao frio da manhã e do fim da tarde.

    Em geral, passeios entre 11h e 16h funcionam melhor nos dias frios. Outra dica bacana é vestir seu bebê em camadas, com um body de manga longa, um casaquinho, uma manta ou saco de dormir e acessórios, como gorro e luvas, quando a temperatura estiver baixa. Assim você conseguirá tirar peças e ajustar a temperatura do corpinho dele, se perceber que o ar está esquentando ou esfriando.

    Tenha peças de sobra para não passar aperto

    No frio, é comum que as roupinhas e peças que o bebê usa no dia a dia demorem mais para secar, concorda? Além disso, bebezinhos costumam sujar bastante roupa – você já deve ter perdido as contas das fraldas que vazaram, ou das vezes em que seu bebê regurgitou e sujou tudo, não é mesmo?

    Por isso, ter algumas peças a mais é uma boa pedida nessa estação do ano. Assim você evita a dor de cabeça de ter o que ele mais usa no varal, sem ter um sobressalente para usar.

    Pensando nisso, nós, da Casulo de Anjo, estamos com descontos super legais! É a nossa promoção progressiva, que funciona assim:

    ❄️ Promoção Quentinha de Inverno:
    🧤 Compre 1 peça e ganhe 10% de desconto
    🧣 Compre 2 peças e ganhe 15% de desconto
    🧸 Compre 3 ou mais peças e ganhe 20% de desconto!

    Dessa forma, você consegue ter o modelinho preferido do seu saco de dormir sempre à mão. E ainda pode aproveitar para comprar o da próxima fase, lembrando que na Casulo de Anjo temos os Swaddles, Casulos e sacos de dormir Primeiros Passos, cada um indicado para uma idade do bebê.

    Veja nesse post o melhor saco de dormir para cada fase.

    E aí, gostou da novidade? Então corre no site da Casulo de Anjo (clicando aqui), e não esquece de usar o cupom BLOG5!

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo