0 a 6 meses6 meses a 1 anoAcima de 1 anoDesenvolvimento Infantil

Meu bebê transpira muito: tem algo de errado?

Você tem um bebê que transpira muito em casa e já se perguntou se isso é normal? Essa é uma dúvida comum de muitas famílias – afinal, alguns bebês acordam molhados de suor, como se tivessem passado a noite se exercitando!

Mas por que isso acontece? É preciso de preocupar com um bebê que transpira muito? Acompanhe nosso post, para descobrir essas e outras respostas!

Por que alguns bebês transpiram muito?

Em todas as pessoas, o sistema de transpiração é responsável por manter a temperatura corporal constante. Ou seja: quando o corpo aquece além do desejado, as glândulas sudoríparas produzem o suor, como um mecanismo de liberar o calor.

Logo após o nascimento, os recém-nascidos transpiram pouco (inclusive pode ser difícil saber que estão com calor nessa fase, como explicamos nesse post aqui). Mas passados os primeiros meses, é comum notar que seu filho começou a transpirar.

Nos bebês, o sistema de transpiração só amadurece completamente entre os 18 e os 20 meses. Ou seja, até o segundo aniversário do seu pequeno, as glândulas ainda estão aprendendo a “trabalhar direito”, e, por isso, seu bebê pode transpirar muito, mesmo dormindo.

Quais são as regiões nas quais o bebê mais transpira?

Em geral a região onde o bebê mais sua é a cabecinha. Essa é uma região muito vascularizada, com grande concentração de glândulas sudoríparas, e com ampla área de superfície em relação ao corpo todo do bebê.

Além dos cabelinhos e testa molhados de suor, você pode notar suor nas mãos e nos pezinhos, principalmente.

O que fazer se o bebê suar muito?

Se você notar que seu bebê está transpirando muito, mesmo sem se movimentar, é sinal de que ele está com o corpo aquecido além do necessário.

Em dias muito quentes, você pode deixar o bebê apenas de fralda por um tempo, para que ele se refresque. Outras alternativas são dar um banho morno bem gostoso, ou mesmo usar o ar condicionado, tendo alguns cuidados para não ressecar o ambiente (o que poderia levar à ocorrência de rinites ou outros processos alérgicos, como explicamos nesse post).

Outra dica interessante é utilizar tecidos leves e que favorecem a transpiração. E mesmo em dias mais frios, em que dá vontade de aquecer o bebê, é interessante manter parte do corpinho dele mais à vontade. Uma boa dica é usar sacos de dormir sem manga, para evitar o superaquecimento. E, no caso de bebês que já ficam em pé, modelos que tenham também recortes nessa região dos pezinhos.

Na Casulo de Anjo, os sacos de dormir respeitam todas essas características. Lá você encontra modelos para bebês mais novinhos, sem mangas e com pezinhos, chamados de Casulos (veja aqui).

E também sacos com recortes para os pés (Primeiros Passos – veja aqui), para usar com bebês que já ficam em pé no berço, e tamanhos que vão até 12 anos (um pedido especial das nossas mães clientes, que compraram quando seus filhos eram pequenos, descobriram essa praticidade e não quiseram largar mais!).

Você sabia que todos os leitores do blog têm 5% de desconto no site da Casulo? É só usar o cupom CASULO5 na hora de fechar a compra. Clique aqui para aproveitar.

Quando o suor pode indicar algum problema?

Em alguns casos, o suor excessivo pode indicar que seu bebê precisa de cuidados. Algumas infecções virais e bacterianas, por exemplo, podem fazer com que seu bebê transpire muito, por isso fique atenta a outros sintomas, como febre, coriza, mudança de apetite e irritabilidade.

Uma outra questão relacionada à transpiração excessiva é a hiperidrose, condição em que o corpo sua além do necessário. Embora ela não seja muito comum e nem seja prejudicial à saúde na maior parte dos casos, converse com o pediatra do seu filho, se estiver preocupada.

Está mais tranquila agora com a transpiração do seu bebê? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, que conversamos mais por lá!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo