0 a 6 meses6 meses a 1 anoDesenvolvimento Infantil

Os Saltos de Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre isso!

Você acha que seu bebê está “estranho” nos últimos dias? Sem motivo aparente, o sono desandou, as horas de choro aumentaram, e seu filho parece pedir o peito com maior frequência. Pois é: os primeiros meses de vida são cheios de transformações, e uma possível explicação para as mudanças que você notou são os famosos “saltos de desenvolvimento do bebê”.

Antes de se preocupar, vale a pena saber que os saltos de desenvolvimento do bebê são normais, e fazem parte do primeiro ano de todos os pequeninos. Eles são períodos em que o bebê passa por modificações importantes no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, e por isso pode apresentar comportamentos diferentes, como mais choro, agitação ou necessidade de atenção. Além disso, podem coincidir com fases de maior crescimento físico (os picos de crescimento), quando o pequeno tem ganhos expressivos de peso e altura – e por isso costuma mamar mais, e até acordar várias vezes durante a noite.

Quer saber quando acontecem os saltos de desenvolvimento do bebê e o que esperar de cada um deles? A seguir contamos tudo sobre o assunto!

O que são os Saltos de Desenvolvimento do Bebê?

Os saltos de desenvolvimento, ou “saltos mentais”, são períodos em que o bebê adquire novas habilidades cognitivas e motoras. Ou seja, seu cérebro se desenvolve com rapidez, e de repente percebemos que ele aprendeu coisas novas, e consegue se movimentar de um jeito diferente!

Esses períodos podem ser desafiadores tanto para o bebê quanto para os pais, uma vez que os pequeninos podem se tornar mais irritados, chorosos e exigentes. Já imaginou o esforço mental e emocional pelo qual eles passam nesses dias?

Mas fique tranquila: essas fases passam, e quando você menos esperar, tudo estará (um pouco mais) calmo novamente.

Como sei que meu filho está passando por um Salto de Desenvolvimento?

Se você é mãe ou pai de primeira viagem, os primeiros saltos de desenvolvimento do bebê podem ser de fato um mistério. Mas, com o passar do tempo, você perceberá alguns padrões de comportamento no seu bebê, que se repetem a cada salto:

  • Mudanças no sono: O bebê pode dormir mais ou menos do que o habitual, ou ter o sono mais agitado durante esses períodos.
  • Mais irritabilidade: Pode haver um aumento no choro e no desconforto, com o bebê se tornando mais exigente ou sensível.
  • Mudanças na alimentação: Alguns bebês podem mamar mais ou menos durante um salto de desenvolvimento.
  • Busca por mais atenção: O bebê pode querer mais colo, carinhos ou pode se sentir mais inseguro do que o normal.
  • Novas habilidades: Durante um salto de desenvolvimento, o bebê frequentemente começa a demonstrar novas habilidades, como rolar, sentar, engatinhar ou até mesmo balbuciar mais palavras.

Os saltos de desenvolvimento também costumam acontecer em períodos mais ou menos fixos do primeiro ano de vida. Veja a seguir quais são eles.

Os 10 Saltos de Desenvolvimento do Bebê no Primeiro Ano de Vida

Primeiro Salto – Entre 5 e 6 semanas

O primeiro salto de desenvolvimento ocorre por volta de 5 a 6 semanas de vida e é marcado por uma grande mudança na percepção do bebê sobre o mundo. Nesse período, seu filho começa a perceber mais claramente os contrastes, como luz e escuridão, e a voz dos pais se torna familiar. Outra coisa que você pode perceber é que o pequeno segue os objetos com os olhos (e pequenas mudanças como essa são lindas de ver!).

Sinais típicos: O bebê pode ficar mais agitado, ter dificuldade para se acalmar (veja aqui uma dica para deixá-lo mais calmo) e até apresentar uma alteração no padrão de sono. Também pode haver um aumento no choro, pois ele está processando melhor as informações do mundo ao seu redor.

Segundo Salto – Entre 7 e 9 semanas

Entre 7 e 9 semanas, o bebê começa a perceber mais detalhes em seu ambiente, como formas e padrões. Ele também entende que pode influenciar o que acontece ao seu redor (e que se chorar, pode chamar a atenção dos pais, por exemplo).

Sinais típicos: Nessa fase o bebê pode ficar mais ansioso, com maior necessidade de carinho e colo.

Veja também: Desenvolvimento do bebê de 2 meses: o que esperar

Terceiro Salto – Entre 11 e 12 semanas

Esse salto é caracterizado por um aumento na capacidade do bebê de processar e entender estímulos. Ele começa a perceber a diferença entre objetos que se movem e os que estão fixos, e pode observar e reagir com mais precisão.

Sinais típicos: O bebê pode se mostrar mais inquieto e ter mudanças no sono. Também pode querer interagir mais com os pais, sorrindo ou tentando se comunicar com sons.

Quarto Salto – Entre 14 e 19 semanas

Esse salto ocorre por volta dos 3 a 4 meses e marca o início do desenvolvimento da coordenação motora fina e das habilidades cognitivas. O bebê começa a perceber a relação entre ações e reações e tenta agarrar objetos.

Sinais típicos: Como o bebê percebe que pode pegar objetos, mas ainda não tem coordenação suficiente, é comum ficar frustrado com suas tentativas. O sono tende a se tornar irregular, com despertares durante a noite.

Quinto Salto – Entre 25 e 26 semanas

Aos 6 meses, o bebê começa a perceber a permanência de um objeto, ou seja, entende que ele continua existindo mesmo quando não está visível. Por isso é uma fase interessante para brincar de esconde com o pequeno, aparecendo e desaparecendo (repare na expressão de surpresa dele, é uma graça!).

Sinais típicos: O bebê pode se mover mais, tentando rolar ou engatinhar. O comportamento de “estranhamento” pode surgir, com o bebê se mostrando mais ansioso com pessoas estranhas.

Sexto Salto – Entre 33 e 34 semanas

Esse salto acontece por volta de 8 meses e é um grande marco no desenvolvimento cognitivo. O bebê começa a desenvolver uma maior compreensão sobre os conceitos de causa e efeito e começa a usar mais as mãos e os dedos para explorar objetos.

Sinais típicos: Seu filho pode ficar mais teimoso, chorando por mais tempo, pois entende que suas ações têm consequências. Seja paciente, porque é uma fase em que ele começa a jogar brinquedos e talheres longe, só para ver o que acontece!

Sétimo Salto – Entre 41 e 42 semanas

Por volta dos 9 meses, o bebê começa a entender o conceito de espaço – longe e perto. Por isso é comum que surja a ansiedade de separação, pois ele fica com medo do distanciamento das pessoas que ama. Ele também se torna mais independente para explorar o ambiente (muitos já engatinham e saem como verdadeiros exploradores pela casa!).

Sinais típicos: O bebê pode ficar mais difícil de acalmar e ter um sono irregular. É comum querer mais colo, chorar quando os pais se afastam ou quando desconhecidos se aproximam.

Oitavo Salto – Entre 46 e 48 semanas

Este salto ocorre por volta dos 10 meses e é caracterizado pelo desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas. O bebê começa a testar suas habilidades de maneira mais intencional, como tentar alcançar objetos fora de seu alcance.

Sinais típicos: Durante esse período o bebê também pode se mostrar frustrado, tentando encaixar objetos ou manipular brinquedos. É comum mostrar interesse em imitar os adultos.

Nono Salto – Entre 53 e 54 semanas

Por volta do 11º mês, o bebê começa a perceber melhor as emoções e intenções dos outros. Ele pode demonstrar empatia, sorrindo para os outros ou chorando se alguém estiver triste (fofo, não é?).

Sinais típicos: O bebê pode balbuciar palavras e imitar ssons. A necessidade de interação social e emocional aumenta.

Décimo Salto – Entre 58 e 64 semanas

O último salto antes do primeiro aniversário marca o desenvolvimento de habilidades mais complexas, como o raciocínio lógico. Além disso, é comum que ele dê os primeiros passos, que alegria!

Sinais típicos: O bebê fica mais independente e explorador, embora ainda precise de apoio emocional dos pais. A comunicação verbal começa a ganhar mais forma, e o bebê se torna mais sociável.

Como lidar com os Saltos de Desenvolvimento do Bebê?

Agora que você já sabe o que esperar dos saltos de desenvolvimento fica mais fácil lidar com eles, não é verdade? A melhor forma de passar por esses períodos é com muita paciência e carinho, para dar suporte ao seu filho.

Então não se esqueça:

  • Ofereça conforto: Esteja disponível para dar carinho e apoio emocional ao bebê durante esses momentos de agitação.
  • Mantenha uma rotina: Embora o bebê possa ter mudanças no sono e no comportamento, manter uma rotina ajuda a dar segurança a ele.
  • Seja paciente: Lembre-se de que os saltos são temporários e, ao final de cada fase, o bebê estará pronto para aprender novas habilidades.

Leia também:

Desenvolvimento do bebê: de 0 a 12 meses (saiba como é cada mês!)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo