
Você tem um recém-nascido em casa? Então já deve ter se perguntado se pode dar colo para o bebê dormir, não é mesmo? Essa é uma dúvida comum dos pais de primeira viagem, que ficam divididos entre dar carinho para o filho e o receio de que o hábito possa prejudicar o sono dele no futuro.
Se você também tem essa dúvida, confira mais informações nesse post, que explica quando você pode dar colo para o bebê, e os cuidados para evitar uma associação errada de sono.
Quando dar colo para o bebê?
Assim que seu bebê nasce, uma das melhores coisas que você pode fazer é dar colo a ele. Isso porque seu pequeno passará por uma adaptação ao mundo em que vivemos, e o contato físico com os pais ou cuidadores diretos é importante para que ele sinta segurança e afeto.
Por isso, não se preocupe em “mimar” seu filho com o colo, sobretudo nos 3 primeiros meses de vida. Esse é um período chamado por alguns especialistas em infância de “exterogestação”, ou seja, uma fase que completa o desenvolvimento do seu filho fora do útero (é como se fosse um quarto trimestre de gestação).
Diferente de outras espécies, bebês humanos nascem extremamente imaturos. Já pensou que bebês de girafa andam logo após o nascimento, enquanto os nossos pequeninos levam um ano para realizar essa tarefa?
Isso acontece porque uma parte importante do desenvolvimento cerebral da nossa espécie precisa acontecer fora do útero – do contrário, a cabecinha do bebê seria tão grande que não passaria pelo canal vaginal durante o parto!
Assim, quando olhar para seu recém-nascido, lembre-se de que nos primeiros meses de vida ele ainda precisa de muito carinho e proteção. Dê colo à vontade, para que seu bebê se sinta amado, acolhido e seguro. Hábitos como esse também reforçam o vínculo mãe/pai e filho, e ajudam inclusive na amamentação (se você que está lendo este post é mãe, vai notar que, no colo, seu pequeno facilmente procurará o peito, indicando que está com fome).
Quando dar colo ao bebê pode dificultar as coisas?
Depois dos 3 primeiros meses, você deve continuar dando colo ao seu bebê. A sensação de proteção que ele sente continua sendo muito importante, e você se sentirá bem fazendo isso.
Entretanto, a partir dessa idade, é importante que você evite uma associação errada entre dar colo e dormir. Ou seja, você pode dar colo, mas o ideal é colocar o bebê ainda acordado no berço, para que ele aprenda a dormir ali.
O perigo de deixar o bebê adormecer no colo, para depois colocá-lo no berço, é que ele se acostume a isso e não consiga voltar a dormir sem ajuda, caso acorde novamente. Nesse caso você corre o risco de precisar niná-lo várias vezes durante a noite, o que seria evitado se ele aprendesse a dormir sozinho.
E quando o bebê tem dificuldade para dormir fora do colo?
Para bebês que sentem falta do “aconchego” dos braços, e que se sentem inseguros de dormir soltos no berço, uma boa dica é o uso do swaddle, um tipo de saco de dormir com abas, que envolvem os bracinhos do bebê e o acalma.
Você já ouviu dizer que nossas mães e avós “enrolavam” o bebê no cueiro, para que ele dormisse melhor? É exatamente essa a função do swaddle, que é uma versão mais atual e prática do cueiro ou paninho usados antigamente nessa técnica para acalmar os pequeninos. Nesse post nós contamos tudo sobre o uso dele.
Uma ótima notícia é que os leitores do blog têm desconto na loja da Casulo de Anjo, para adquirir swaddles e outros itens que proporcionam um sono seguro para os bebês. É só clicar aqui para conhecer.