0 a 6 meses6 meses a 1 anoSono do Bebê

Meu bebê acorda à noite. Será fome?

Seu bebê acorda todos os dias no meio da noite e você se pergunta se o motivo do despertar é fome? Essa é uma dúvida de muitas mães que gostariam que seus pequenos dormissem a madrugada toda.

“Será que se eu amamentar mais ao longo do dia ele acordará menos?”. “Será que é de fato fome, ou meu bebê simplesmente se acostumou a acordar nesse horário?”. Falaremos mais sobre tudo isso neste post – acompanhe até o final, pois tem várias dicas para seu bebê dormir melhor!

Os motivos que levam o bebê a acordar

Principalmente nos primeiros meses de vida, é comum que o bebê acorde com fome durante a noite e queira mamar. Isso acontece porque seu estômago ainda é pequenininho, e só consegue acomodar uma pequena quantidade de leite a cada mamada. Para que você tenha uma ideia, o tamanho do estômago de um bebê ao nascer é equivalente a uma cereja! E ao final do primeiro mês de um ovo de galinha (ou seja, ele não conseguirá mamar muito de uma só vez).

Assim, mesmo que o bebê seja amamentado no início da noite, ele provavelmente acordará durante a madrugada precisando mamar, nos primeiros meses de vida. Aos 6 meses, por exemplo, a maioria dos bebês ainda acorda uma ou duas vezes por fome (e aos poucos desperta cada vez menos, até que com um ano pode não acordar mais).

Entretanto, a fome não é o único motivo que leva um bebê a acordar durante a madrugada. Muitos pequeninos acordam e choram, porque não conseguem voltar a dormir sozinhos, sem ajuda. Normalmente nesses casos eles desenvolveram associações erradas de sono, ou seja, acostumaram a dormir na dependência de um fator externo (sendo balançados no colo da mãe, ou sugando o peito materno). É como se eles tivessem entendido que, para adormecerem novamente, precisam passar novamente pela situação que os acalmam. E na ausência dela choram, para chamar a mãe.

Quando o peito vira chupeta

Como muitas mães entendem que o choro durante a noite é um pedido para mamar, uma das associações erradas de sono mais comuns acontece quando o peito é transformado em “chupeta”. Ou seja: ao fim de um ciclo de sono (que dura, em geral, de 1 hora e meia a 2 horas), quando tem um leve despertar, o bebê chora, é amamentado, e dorme novamente. Isso se repete todas as noites, sem que o bebê esteja com fome. Significa apenas que ele precisa sugar para se acalmar e conseguir dormir novamente.

É por esse motivo que alguns bebês chegam a acordar 5, 6 vezes durante a noite, mesmo quando já são maiores (e por isso já conseguiriam mamar o suficiente durante o dia, para não ter fome durante a noite).

Como saber se o bebê acorda à noite por fome ou hábito?

Levando em consideração alguns fatores, ficará mais fácil você identificar se seu bebê acorda à noite por fome ou por uma associação errada de sono. A primeira coisa a levar em conta é a idade dele: bebês de até 6 meses raramente conseguem dormir a noite toda sem a mamada da madrugada. Aliás, ela é um importante estímulo para a amamentação, já que contribui para a produção da prolactina (o hormônio que induz o corpo da mãe a produzir leite materno).

Um teste que pode ajudar a identificar as acordadas por fome é amamentar seu bebê na hora em que você (e não ele) irá para a cama. Se seu bebê mamou e dormiu às 20 horas, por exemplo, tente amamentar novamente algumas horas mais tarde, quando você irá dormir (22h, ou 23h). Se, nesse caso, o bebê que acordava às 3h da madrugada passar a acordar algumas horas depois, possivelmente ele tinha fome (e agora consegue esticar um pouco mais, antes de querer mamar novamente).

Por outro lado, um sinal de que o bebê simplesmente desenvolveu uma associação errada de sono com o peito, mas não está com fome, é que ele adormece logo depois de ser colocado no peito, sem mamar muito. Alguns pequeninos chegam a dormir poucos minutos depois de começar a mamar (o que indica a necessidade da sucção para acalmar, e não da nutrição do leite materno).

Como evitar as acordadas noturnas por associação com o peito?

Você já ouviu falar que o ideal é colocar o bebê no berço ainda acordado, para que ele aprenda a dormir ali? Esse ritual é importante justamente para evitar que seu bebê se acostume a adormecer sempre no peito, e siga o ciclo de associação errada de sono que contamos acima.

Entretanto, alguns bebês têm dificuldade para adormecer quando colocados acordados no berço. Principalmente nos primeiros meses de vida, eles podem estranhar o espaço enorme do berço (afinal, estavam apertadinhos dentro da barriga!). Além disso, pequeninos nessa fase apresentam o chamado Reflexo de Moro, que são movimentos involuntários dos bracinhos. Esses movimentos podem assustar o bebê, que acorda mais vezes e chora.

Por isso o uso de um swaddle nos 3 primeiros meses de vida pode ajudar muito seu bebê a dormir melhor. Ele é um tipo de saco de dormir com abas, que são fechadas com um velcro, envolvendo os braços do filhote. Isso dá sensação de segurança e evita que o bebê mexa os bracinhos sem querer. Por isso ele tende a dormir melhor, e acordar menos vezes durante a noite.

Aqui nesse post contamos tudo sobre o uso do swaddle. E você pode conhecer todos os modelos no site da Casulo de Anjo! Lembrando que os leitores do blog têm 5% de desconto em todo o site, usando o cupom CASULO5  na hora de fechar a compra! Clique aqui para conhecer.

E você, tem um bebê em casa que acorda à noite? Já identificou se é fome ou hábito? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Veja também:

Técnica de charutinho para enrolar e acalmar o bebê

Pode dar colo para o bebê dormir?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo