0 a 6 meses0 a 6 mesesSono do Bebê

Técnica do charutinho para bebê: o que é? Como usar?

Você já ouviu falar na técnica do charutinho para bebê? Essa é uma dica antiga, usada por nossas mães e avós, para fazer os pequeninos dormirem melhor. Ela consiste em enrolar o recém-nascido, envolvendo seus braços e deixando-o apertadinho, assim como ele ficava dentro do útero. Isso transmite segurança ao bebê, que, dessa forma, se acalma e adormece com mais facilidade.

Veja a seguir as recomendações atuais para usar a técnica do charutinho, além de cuidados que devem ser tomados no momento de envolver seu filho.

Como enrolar o bebê na técnica do charutinho?

Por muito tempo, as mães de outras gerações usaram um cueiro para enrolar o bebê. Mas essa não é a forma mais prática de colocar a técnica em prática – já imaginou a dificuldade de passar o tecido várias vezes ao redor do seu pequeno, sem que ele fique parado um segundo? Quem já tentou sabe: muitas vezes é necessário começar tudo de novo, porque o bebê se mexeu!

Atualmente uma forma muito mais fácil de fazer o famoso “charutinho” é usar um swaddle. Ele é um tipo de saco de dormir com abas, que podem ser ajustadas facilmente com velcro. Você pode saber mais sobre ele nesse post, e conferir modelos com diversos tipos de tecidos (adaptados para todas as estações do ano), no site da Casulo de Anjo.

E não esqueça de usar o cupom CASULO5 para garantir seu desconto na hora de fechar a compra!

Por que usar a técnica do charutinho faz o bebê dormir melhor?

Além de simular o ambiente intrauterino, onde seu pequeno ficava apertado e protegido, a técnica do charutinho também evita que seu bebê acorde assustado com os movimentos involuntários dos braços. Principalmente durante os 3 primeiros meses de vida, os pequenos apresentam esse comportamento de mexer os membros superiores sem controle, o que é chamado de Reflexo de Moro (veja mais informações aqui).

Com o passar do tempo e o amadurecimento do sistema nervoso central, o bebê vai deixando de demonstrar esses reflexos, e a necessidade de envolver os bracinhos diminui. E, finalmente, quando o bebê começa a demonstrar sinais de que vai rolar (o que acontece entre os 3 e os 5 meses), é hora de deixar de usar a técnica.

Nesse momento o swaddle deve ser substituído por um saco de dormir (sem abas), que o mantém quentinho durante a noite toda, sem a necessidade de cobertas. Essas, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria, só devem ser usadas depois do primeiro aniversário, por aumentarem o risco de ocorrência da Síndrome da Morte Súbita.

Quais cuidados tomar na hora de enrolar o bebê?

O primeiro cuidado importante é deixar o quadril da criança livre, ao enrolá-la. Ou seja, você deve se concentrar em envolver principalmente os braços, deixando os membros inferiores livres (para evitar displasia no quadril).

Além disso, coloque o bebê para dormir sempre de barriga para cima, que é a posição mais segura para evitar sufocamento, segundo os médicos pediatras. Use um colchão firme, e, até um ano, nada de mantas, cobertas, naninhas ou almofadas dentro do berço.

Ficou com alguma dúvida sobre a técnica? Deixe nos comentários, que teremos o maior prazer em responder!

Veja também:

Como fazer o bebê dormir mais rápido? Dicas que você precisa saber!

O Desenvolvimento do Bebê de 1 mês: como é essa fase?

Pode dar colo para o bebê dormir?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo