Como fazer o bebê dormir rápido: dicas que você precisa saber!

Em muitas famílias a hora do sono do bebê é bastante tensa. “Meu filho leva mais de 30 minutos para dormir!”. “Meus braços vão cair, de tanto ninar”. Se essas situações acontecem na sua casa, é provável que você esteja bastante cansada, e se perguntando se há algum jeito de fazer o bebê dormir rápido.
A boa notícia desse post é que existem algumas dicas que, de fato, podem ajudar. Pense bem: mesmo que seu bebê demore para dormir em 90% das vezes, também deve ter acontecido o dia em que ele pegou no sono em apenas 5 minutos, não é verdade? Ou seja, naquela ocasião vários fatores se juntaram para que ele estivesse pronto para adormecer, e é isso que ficará mais claro para você ao longo desse texto. Então confira até o final, pois ele pode transformar a rotina de sono da sua casa.
Atenção com as luzes
A primeira coisa que você precisa saber é que o sono do bebê, assim como o dos adultos, é regulado por hormônios. Um deles é a melatonina, que facilita o adormecer e a manutenção do sono. Quando seu pequeno nasce, seu corpinho está aprendendo a produzir essa substância, e é por isso que, ao longo dos primeiros meses, seu filho conseguirá dormir por períodos cada vez maiores.
Mas qual é a relação entre isso e fazer o bebê dormir rápido? É simples: quanto mais melatonina, mas rápido seu bebê dormirá. E aí vem um detalhe importante: a quantidade de luz do ambiente altera a secreção desse hormônio – quanto mais escuro, mais melatonina!
É por isso que os especialistas em sono do bebê recomendam que você escureça o quartinho nas sonecas diurnas. E atenção ao sono noturno: muitos pais esquecem que os celulares emitem luz, que acaba atrapalhando o sono dos pequenos. Por isso, para que seu filho durma mais rápido, evite a presença de eletrônicos perto do bebê.
Tenha um ritual de sono noturno
Você já percebeu como o nosso cérebro faz associações e responde automaticamente a elas? Por exemplo: ao sentir o cheiro de uma comida de que gosta, você fica com água na boca!
Da mesma forma, uma maneira de fazer seu bebê dormir mais rápido à noite é permitir que o cérebro dele associe certas atividades ao sono. Crie o hábito de colocá-lo para dormir todos os dias da mesma forma: com um banho relaxante, uma massagem ou mesmo uma contação de histórias tranquila.
Ao passar por esses estágios do ritual seu pequeno perceberá que chegou o momento de dormir, e resistirá menos para ficar acordado.
Cuidado para não estimular o bebê na hora errada
Bebês são muito sensíveis ao ambiente, e extremamente conectados ao universo familiar. Isso quer dizer que a maneira com que você fala com ele, o movimento da casa e dos irmãos e outros fatores podem ajudar ou atrapalhar o sono.
Para que seu bebê durma mais rápido, fale com ele de uma maneira tranquila e carinhosa. E evite brincadeiras agitadas na hora que antecede o sono, pois elas causam o aumento do cortisol (o hormônio que mantem as pessoas acordadas e diminui a sonolência).
Simule o ambiente uterino
Muitos bebês recém-nascidos “estranham” o ambiente externo depois do nascimento. Seu pequenino estava em um ambiente apertado, quentinho, barulhento… E de repente se sente perdido em um berço enorme (sim, é enorme comparado ao tamanho dele!) e silencioso.
Por isso, uma das formas de fazer seu bebê dormir mais rápido é simular o ambiente do útero, que é tão familiar a ele. Para isso vale usar os ruídos brancos (como o barulho de um ventilador ligado, ou de aplicativos que emitem esses sons calmantes) e usar a técnica do charutinho, que nossas avós já utilizavam.
Antigamente as mães envolviam o bebê com um cueiro, mas nos dias de hoje a forma mais prática é usar um swaddle – um tipo de saco de dormir com abas, que envolvem os bracinhos e evitam que o bebê se assuste com movimentos involuntários (o chamado Reflexo de Moro, que acontece nos primeiros meses de vida). Nesse post explicamos tudo sobre o uso dele.
Recriando o ambiente de dentro da barriga seu bebê se sentirá tranquilo e confortável, e certamente dormirá melhor.
Encontre o momento certo para conseguir o sono rápido
Muitos pais se baseiam no relógio para escolher a hora de dormir do bebê. “Todos os dias meu filho dorme às 14h, então hoje terá que dormir também”. Esse é um pensamento comum, mas também um dos principais fatores que fazem um bebê demorar para dormir, sabia?
Isso porque existem fatores que variam de um dia para o outro, e que fazem um bebê ter sono um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde. Assim, antes de se prender a um cronograma, pergunte-se o seguinte:
– O bebê acordou no horário de sempre?
– Como foi a última soneca: ela aconteceu na hora habitual? Durou mais ou menos do que o normal?
– Quais foram as atividades do bebê naquele dia? Ele praticamente não brincou? Ou foi um dia cansativo?
Pensando em tudo isso você poderá prever o melhor horário para seu filho dormir naquele dia (e assim evitar adormecê-lo quando ele ainda não tem sono, ou está cansado e chorando demais).
Faça o bebê gastar energia!
Essa é uma grande dica para o bebê dormir bem e rápido – e tenha certeza, ela funciona!
Mas isso vale para os pequenos acima de 6 meses, que se movimentam mais. Nos primeiros meses de vida seu pequeno precisa de pouca estimulação, muito carinho e paciência.
Entretanto, quando os bebês começam a crescer, vale a pena estimulá-lo a gastar mais energia. Deixe-o brincar no chão, rolar, engatinhar e, dependendo da idade, andar bastante. É assim que ele se cansará e dormirá bem.
O efeito da mamada
Por fim, vale a pena falar que a mamada pode acalmar o bebê e ajudar a adormecê-lo. Mas tenha cuidado para não criar uma associação errada, de modo que o bebê acredite que sempre precisa mamar para dormir. Esse é mais um bom motivo para criar o ritual de sono, incluindo um momento de carinho após a mamada. Isso tende a evitar que seu bebê peça o peito nos despertares noturnos, mesmo se não estiver com fome.
Veja também:
Um Comentário