0 a 6 meses0 a 6 meses6 meses a 1 anoSono do Bebê

Como saber se o bebê está cansado? Dicas que não falham!

Você tem um recém-nascido em casa e já se perguntou como saber se seu bebê está cansado? Muitos pais e mães têm essa dúvida, uma vez que a maioria dos especialistas em sono do bebê recomenda que os pequeninos devem ser colocados para dormir antes de atingirem o ponto do cansaço.

A explicação para isso é que, depois de se cansarem muito, os bebês têm mais dificuldade para dormir. Ou seja, ao invés de pegarem no sono com facilidade, bebês exaustos têm maior liberação de cortisol, que é o hormônio do stress. Assim, eles choram bastante, mas não conseguem adormecer. 

Por isso é muito importante que você esteja atenta aos sinais de que o bebê está cansado, como falaremos a seguir. São pequenas “dicas” que seu pequeno dará, e que indicarão que já é hora de levá-lo para o berço.

Sinais de cansaço por sono

Os bebês, principalmente nos primeiros meses de vida, podem ficar sobrecarregados de estímulos e cansados muito mais rápido do que imaginamos. Quanto mais novinho o pequenino, menos tempo ele aguentará acordado entre uma soneca e outra (para os recém-nascidos, uma hora de atividade é tempo suficiente para ficar exausto!).

Assim, alguns sinais de que o bebê está com sono e precisa descansar incluem:

  1. Esfregar os olhos ou o rosto
    Esse é um dos primeiros sinais de cansaço que muitos bebês demonstram. Eles esfregam os olhinhos ou o rosto com as mãozinhas, como uma forma de tentar aliviar o desconforto.
  2. Olhar vago ou desconcentrado
    Quando um bebê está muito cansado, ele pode ter dificuldade para focar a visão. O olhar pode ficar “vago”, como se ele não estivesse prestando atenção em nada ao seu redor. É o jeitinho dele dizer: “mamãe, me deixa dormir?”.
  3. Choro irritadiço ou manhoso
    Sabe aquele momento em que seu filho começa a chorar sem explicação? Você sabe que ele não está com fome, a fralda foi trocada, ele também não está com calor ou frio… Então pode ser cansaço! Alguns bebês que maiores, que estão na introdução alimentar, podem ficar tão manhosos que se recusam a comer. Nessa hora nada melhor do que um soninho reparador!
  4. Movimentos corporais descoordenados
    Quando um bebê está muito cansado, pode demonstrar movimentos corporais descoordenados, como espasmos ou agitação nas perninhas e nos braços. Esses movimentos podem ser sinais de que ele está lutando contra o sono.
  5. Bocejos frequentes
    Assim como os adultos, bebês bocejam quando estão com sono. Se o bebê começa a bocejar repetidamente, é um sinal claro de que ele está pronto para tirar uma soneca.
  6. Dificuldade para focar ou interagir
    Bebês muito cansados podem começar a se desinteressar por brinquedos, rostos familiares e outras atividades. Eles parecem alheios ao ambiente ao redor, sinalizando que o descanso é necessário.

Como ajudar um bebê cansado a dormir?

Como dissemos anteriormente, um bebê que está começando a se cansar dormirá com facilidade. Por outro lado, um bebê bastante cansado e estressado terá dificuldade para adormecer. Para alguns pequeninos essa situação é comum, e acaba se repetindo por vários dias, semanas e até meses!

Nesses casos, o ideal é romper o ciclo do cansaço, utilizando algumas técnicas para acalmá-lo. O uso de ruídos brancos (sons que simulam o barulho do ambiente intrauterino, como secadores de cabelo, aspiradores de pó ou ventiladores ligados, por exemplo) pode ser muito útil para esses bebês.

Outra boa dica é enrolar o bebê, utilizando a conhecida “técnica do charutinho”. Ela consiste em deixar o bebê bem enroladinho, para evitar que ele tenha movimentos involuntários que o acordem. Na época de nossas mães ou avós os bebês eram envoltos em cueiros. Mas atualmente um jeito moderno e muito mais prático de fazer isso é utilizando swaddles, que são sacos de dormir com abas. Além de manterem o bebê quentinho e eliminarem a necessidade do uso de cobertas (que não são recomendadas no primeiro ano de vida, pois aumentam o risco de morte súbita), eles acalmam o bebê, que dorme com mais facilidade (e acorda menos durante a noite).

Nesse post contamos tudo sobre o swaddle, e como usá-lo. E se quiser conhecer vários modelos, é só clicar aqui.

Agora que você já sabe como saber se o bebê está cansado, conte nos comentários se esse post foi útil para você.

Veja também:

Como fazer o bebê dormir rápido: dicas que você precisa saber

Sono do recém-nascido: como é e informações atualizadas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo