Enxoval do BebêQuarto do bebê

Ar Condicionado no Quarto do Bebê: faz mal? Pode usar?

Nos dias quentes, como os que estamos vivendo agora, o calor faz os pequeninos sofrerem. Por isso, se você é mãe ou pai, provavelmente já se perguntou se é recomendado usar ar condicionado no quarto do bebê. Afinal, esse dispositivo faz mal? Pode usar usado com recém-nascidos?

Nesse post você saberá a resposta para essas dúvidas, e aprenderá a usar o aparelho de forma segura com bebês.

Ar Condicionado e Doenças respiratórias

Muitas famílias de alérgicos sabem que o uso de ar condicionado pode ser um problema, agravando crises de rinite e até mesmo asma. Isso porque uma das características do ar resfriado com o aparelho é a baixa umidade. Assim, pessoas que possuem maior propensão a problemas respiratórios e alergias podem se sentir mal em ambientes resfriados com ele. Em pouco tempo sentem o nariz tapado, a garganta dói, e o uso prolongado pode, inclusive, levar a crises de falta de ar.

Mas isso não significa que o uso do ar condicionado esteja proibido com bebês. Existem alguns cuidados importantes que podem reduzir a chance de problemas com os pequeninos, e que podem tornar, inclusive, o uso por alérgicos mais confortável. Veja a seguir.

Bebês e o uso de Ar Condicionado

Apesar de ressecar o ar, o aparelho de ar condicionado apresenta algumas vantagens. A primeira é o conforto térmico – afinal, sem ele, seu bebê poderia sentir muito calor, ficar irritado e ter uma crise de choro, não é mesmo? Bebês com calor não dormem bem, podem ter brotoejas (aquelas bolinhas vermelhas que aparecem na pele e que causam um desconforto enorme!), inflamação nas dobrinhas de braços e pernas… Já imaginou que dificuldade?

Por isso, em casos de altas temperaturas, o ar condicionado pode ser muito bem-vindo. Ele permite que o quarto do bebê seja mantido em uma temperatura mais amena e confortável, que ajuda no sono e na saúde em geral.

Além disso, quando a manutenção do aparelho é feita da forma e com a frequência adequada (no mínimo uma vez por ano), o dispositivo é capaz de fazer uma filtragem efetiva do ar, eliminando até 80% das bactérias e fungos do ambiente. E em grandes cidades, o ar filtrado também apresenta menos poluentes. Portanto, o ar condicionado, se bem usado, pode evitar que seu filho fique doente.

Como usar ar condicionado no quarto do bebê?

A primeira grande dica para usar o ar condicionado no quarto do bebê é compensar o ressecamento do ar, colocando uma “umidade extra” no local. Mas como fazer isso? Na verdade é bem simples: basta colocar uma bacia cheia de água no quarto, ou usar um aparelho umidificador, que solta pequenas partículas de água no ar. Se preferir o umidificador, tenha apenas o cuidado de regular a força do jato, já que, em excesso, a umidade pode promover a criação de fungos no ambiente.

A segunda dica é manter a temperatura do ambiente entre 23 e 26 graus. Isso porque o frio excessivo também favorece o surgimento da rinite e das alergias respiratórias. Lembre-se também de que a pele do bebê é fina, assim como a mucosa que reveste suas vias aéreas. Ou seja, os pequenos são afetados muito mais rapidamente do que um adulto.

Depois que você resfriar o quarto, garanta que seu filho permanecerá na temperatura ideal durante toda a noite. Isso pode ser feito com um saco de dormir de tecido bem leve, que não esquenta o bebê e substitui as cobertas (que não são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria até que o bebê complete um ano – como comentamos nesse post aqui). Na Casulo de Anjo temos modelos de swaddles e sacos de dormir para todas as estações, inclusive para o verão. Clique aqui para conhecer e aproveite o desconto para os leitores do nosso blog: basta usar o cupom CASULO5 na hora de fechar a compra.

Por fim, outro cuidado importante é posicionar o aparelho no local certo, de modo a impedir que o ar resfriado esteja direcionado para o berço ou trocador. Direcione o ar para cima, preferencialmente para um local vazio do ambiente.

Uma forma muito prática de medir a temperatura do ambiente e também do bebê, em poucos segundos, é usar um termômetro de infravermelho. Ele emite um feixe de luz que é capaz de avaliar a temperatura do local e do pequenino sem precisar tocá-lo, apenas apontando para a testa. Você pode encontrá-lo na loja da Casulo de Anjo, clique aqui para ver.

O ar condicionado pode ser usado com recém-nascidos?

Sim, pode, mas com uma dose extra de cautela. Isso porque o recém-nascido é ainda mais vulnerável às mudanças de temperatura corporal. Assim, nesse caso, o ideal é resfriar o quarto do bebê e mantê-lo a cerca de 25 graus por um tempo, para então levar o bebê e desligar o dispositivo.

Outro ponto importante é desligar o ar condicionado antes de tirar o bebê do banho. Nesse momento o corpinho do seu filho estará quente, e o choque térmico poderá levar a problemas respiratórios.

Usando o ar condicionado com bebês no carro

Durante os passeios em dias quentes, você poderá usar ar condicionado no carro com seu bebê. Nesse caso, os cuidados são parecidos: evitar direcionar a saída do ar diretamente para seu pequeno, regular a temperatura, para que não fique muito frio, e manter a troca do filtro em dia, para garantir que seu filho respire um ar limpo.

Ainda tem alguma dúvida de como usar o ar condicionado com seu bebê? Deixe nos comentários, que ficaremos felizes em responder!

Veja também:

Como vestir seu bebê de acordo com a temperatura

Bebê com Calor: 5 Dicas para aliviar o desconforto

Seu bebê acorda muito no calor? Veja como ajudá-lo a dormir!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo