
Você passou da metade da gestação, e agora está começando a pensar no enxoval do bebê? Então certamente já se perguntou sobre a saída de maternidade, que é um dos itens que mais causa dúvidas nas futuras mamães.
Como deve ser a saída de maternidade? Será que vale a pena comprar? De que tecido ela deve ser? A seguir você vê a resposta para essas e muitas outras dúvidas. Confira!
O que é a saída de maternidade?
As mamães costumam chamar de saída de maternidade uma roupinha especial, que será usada pelo pequeno no momento de ir para casa, após o período no hospital. Em geral ela é composta por um macacão, que pode vir acompanhado de outras peças: um gorrinho, luvinhas, uma manta, ou mesmo um swaddle, nos kits mais modernos.
De que tecido deve ser?
Para responder essa pergunta, você deve levar em consideração a época do ano em que o bebê nascerá, bem como o local de nascimento. Existem saídas de maternidade de vários tecidos, como o tricô e o plush, para regiões mais frias, ou o tradicional algodão, que acaba sendo um tecido coringa (é a melhor opção para a maioria das ocasiões).
Além do tecido propriamente dito, é importante notar alguns detalhes na saída de maternidade, principalmente no que diz respeito ao conforto do bebê. Como alguns modelos são mais “arrumadinhos”, podem vir com laços, babados ou botões que incomodam o pequenino ou dificultam a abertura da roupa. Você verá que, na maioria das vezes, vale a pena optar por modelos com zíperes, que facilitam a troca de fraldas, são mais confortáveis e fazem o bebê se sentir bem.
Como escolher a melhor saída de maternidade para meu bebê?
Em primeiro lugar, pense no estilo da sua família e se faça algumas perguntas. “O que eu acho mais importante, uma roupinha com estilo ou um macacão confortável, que meu bebê poderá usar muitas vezes?”. “Quero um kit mais simples ou prefiro investir em um kit mais completo, que venha com um swaddle, por exemplo?”. Dessa forma você terá mais clareza sobre o tipo de peça que atenderá melhor suas expectativas.
Muitas mães acabam dispensando o gorrinho, principalmente em regiões ou épocas mais quentes no Brasil. Por outro lado, as luvinhas acabam sendo importantes, já que é comum o bebê arranhar o rostinho nos primeiros dias. Por fim, o swaddle é um item considerado cada vez mais útil pelas famílias, por acalmar o pequeno. Se você ainda não conhece esse item do enxoval e quer descobrir como ele ajuda o recém-nascido a dormir melhor, veja mais informações neste post.
Qual é o significado das cores para a saída de maternidade?
Algumas gestantes gostam de entender a simbologia por trás da cor escolhida:
Amarelo: remete à alegria e prosperidade, por isso é uma das cores mais escolhidas para a saída de maternidade.
Rosa: a preferência das mamães românticas, já que está ligado ao sentimento de amor.
Azul: a cor mais usada pelas mães de meninos traz tranquilidade, seja em tons mais claros ou escuros, como o marinho.
Verde: é uma ótima escolha para mães que não quiseram saber o sexo do bebê. Traz serenidade e saúde.
Branco: significa pureza, leveza e paz.
Vermelho: outra cor bastante usada pelas mamães, já que atrai sorte e espanta as más energias. Ou seja, é uma cor de proteção.
Agora que você já sabe tudo sobre a saída de maternidade, que tal ler mais alguns conteúdos sobre os primeiros dias do bebê?
Veja também: