O bebê pode dormir de bruços? Veja a recomendação atual!

Você tem um recém-nascido em casa e não sabe qual é a melhor posição para colocá-lo no berço? Muitos pais e mães de primeira viagem costumam se perguntar se o bebê pode dormir de bruços. Afinal, esse hábito é seguro?
Décadas atrás era muito comum que as famílias colocassem o bebê para dormir de bruços, com a justificativa de que, dessa forma, ele dormiria melhor. Por isso ainda é comum ouvir das mulheres mais antigas da família essa recomendação. Entretanto, hoje se sabe que essa é uma posição que oferece perigos – leia o post até o final para entender melhor o assunto!
Afinal, o bebê pode dormir de bruços?
A resposta é não. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Americana de Pediatria, colocar o bebê para dormir de bruços pode aumentar o risco de ocorrência da Síndrome da Morte Súbita. Por isso, os especialistas recomendam que o bebê seja colocado no berço de barriga para cima, sobre um colchão rígido e plano.
Quando o bebê dorme de bruços, seu rosto fica voltado para uma área com maior concentração de gás carbônico, eliminado durante a respiração. Por esse motivo o risco de asfixia é maior.
Ah, e nada de almofadas, naninhas, cobertas soltas ou bichos de pelúcia no berço, combinado? Esses objetos também aumentam o risco da Síndrome, e não devem ser usados no espaço em que o bebê dorme.
Em dias frios, prefira aquecer seu bebê com uma roupinha mais quente, ou um saco de dormir (existem modelos lindos da Casulo de Anjo, você já viu? Clique aqui para conhecer). Além de evitar que seu filho se descubra durante a noite, essa é uma prática muito mais segura do que o uso de mantas ou cobertores no primeiro ano de vida.
E dormir de lado, é bom?
Assim como dormir de bruços, dormir de lado não é uma posição segura. Isso porque o rosto do bebê, quando colocado dessa forma, também fica muito próximo ao colchão, fazendo com que ele respire mais gás carbônico. Mesmo amparado por suportes (cujo uso também não é mais recomendado), há a possibilidade de que o bebê se movimente e vire de bruços. Mais uma vez: prefira colocá-lo com a barriguinha para cima!
Com o passar dos meses, você perceberá que seu bebê aprenderá a rolar. Assim, quando notar que ele consegue virar e desvirar (o que acontece a partir do sexto mês de vida), você não precisa mais se preocupar com a posição dele no berço.
E quando o bebê tem refluxo?
Mesmo no caso dos pequeninos que apresentam refluxo gastroesofágico, a SBP recomenda colocar o bebê com a barriga para cima. Isso porque o risco de asfixia por dormir de bruços é maior do que o de um engasgo. Na dúvida, converse com seu pediatra.
Dormir não, mas ficar de bruços durante o dia sim!
Embora seu bebê não deva dormir de bruços nos primeiros meses de vida, é recomendado colocá-lo com a barriga para baixo durante o dia, você sabia?
Essa é a prática conhecida em inglês como “tummy time”, que significa “tempo de barriga”. É quando você coloca o bebê de bruços acordado e sob a supervisão de um adulto, para que ele exercite os músculos do pescoço e dos ombros e aumente sua coordenação motora.
Além disso, passar um tempinho de bruços pode ajudar a eliminar os gases, já que a barriguinha fica pressionada contra o chão. Para bebês que apresentam muita cólica, essa é uma dica prática que vale ouro!
Veja também:
Bebê com cólica: o que fazer para aliviar?
Como fazer o bebê dormir rápido: dicas que você precisa saber!