Swaddle para bebê: saiba usá-lo para acalmar seu filho

Você já ouviu falar em swaddle? Em inglês, essa palavra significa enrolar, e vem daí o nome da técnica que nós conhecemos como “charutinho”. Essa é uma maneira antiga de acalmar o bebê, e se você é mãe de um recém-nascido, vai adorar conhecer um pouco mais sobre ela e os jeitos mais modernos de utilizá-la.
Na época das nossas avós, o swaddle era feito enrolando os pequeninos com um cueiro ou uma manta. Mas já pensou no trabalho de enrolar o bebê todinho, e perceber que a fralda precisa ser trocada? Ou que um braço ficou torto e que você precisará começar tudo de novo? Por isso, os swaddles atuais evoluíram: são um tipo de saco de dormir com abas que podem ser abertas, ajustadas e fechadas com facilidade, para conter os bracinhos, evitar movimentos involuntários, acalmar e melhorar o sono dos recém-nascidos.
Por que o swaddle acalma o bebê?
Primeiramente, porque o bebê se sente apertadinho e seguro, já que era exatamente assim que ele ficava dentro do útero da mãe. Lá dentro, inclusive, o ambiente é bastante barulhento, e é por isso também que os ruídos brancos (como o barulho de um secador de cabelos ou aspirador de pó ligados) funcionam para deixar o bebê mais calmo.
Um outro ponto interessante é que, ao ficar com os bracinhos contidos pelo swaddle, o bebê não faz movimentos bruscos (que são comuns nos recém-nascidos e conhecidos pelo nome de Reflexo de Moro). Esses movimentos assustam o bebê, fazendo com que ele acorde e chore. Assim, ao limitar a extensão dos braços e a abertura das mãozinhas, o bebê consegue dormir melhor.

Como é o swaddle moderno?
Os swaddles mais recentes vêm com abas largas que envolvem o bebê e ficam presas por um velcro. Alguns modelos possuem zíper com abertura frontal, que facilita a troca de fraldas sem que você precise desenrolar o bebê inteiro (ou seja, muitas vezes o pequeno continuará enrolado e não acordará. Isso, com um recém-nascido, é uma vantagem e tanto!).
Além disso, o swaddle substitui o uso de cobertas (que, aliás, não são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, uma vez que objetos soltos como naninhas, kits de almofadas e cobertores são as principais causas de acidentes com bebês no berço).
Com que idade o bebê pode usar?
Você pode usar o swaddle desde o nascimento do bebê, tanto para o sono noturno quanto para as sonecas diurnas. Dê preferência por modelos que possam ser usados posteriormente sem as abas, já que, a partir do momento em que o bebê passa a rolar (o que acontece normalmente entre os 3 e os 5 meses), é melhor que ele possa apoiar os braços. Assim você prolonga o tempo de vida útil do swaddle, usando-o como saco de dormir dentro de casa e para passear.
Qual é o melhor tecido para os swaddles?
Depende da região do Brasil em que você mora e da estação do ano em que o bebê nasceu, nos estados de clima mais frio. Se o bebê nasceu no calor ou na parte do Brasil em que quase sempre é quente, o ideal é escolher um swaddle de algodão, tecido mais fresco e respirável.
Já para os bebês que nasceram no frio o ideal é ter um swaddle de soft ou tecido similar, que é quentinho e fácil de lavar. Na loja da Casulo de Anjo você encontra ambos os modelos.
Benefícios do uso de swaddle
– Melhora o sono do bebê. Como o sono do pequeno não é interrompido pelos reflexos involuntários, ele consegue passar de um ciclo de sono para o outro sem acordar, com mais facilidade.
– Diminui o choro: por dormir melhor, o bebê em geral passa mais horas durante o dia sem chorar. Além disso, também evita que ele acorde assustado.
– Acalma a família: bebês que dormem melhor permitem que os pais descansem um pouco mais.
– Reduz o risco de acidentes no berço.
E aí, gostou de saber mais sobre o swaddle? Ou já está usando com seu filho? Então deixe um comentário contando sua experiência, e ajude outras mães e pais que passarem por aqui.
Veja também:
9 Comentários